PROCON retoma atendimento presencial após quase um ano fechado
- Governo
- 21/01/2021
-
Prefeitura de Mogi Guaçu reduz consumo de papel em 80% com medidas para digitalização de processos
30/04/2025 - Desde 2023, com a implantação do Guaçu Digital, a Prefeitura de Mogi Guaçu adotou uma série de medidas para reduzir o uso de papel em ...
-
Revitalizada, Praça Anderson Martinelli é entregue para a população do Jardim Santo Antônio
30/04/2025 - Um dia de celebração para os moradores do Jardim Santo Antônio. Na manhã desta quarta-feira, 30 de abril, o prefeito Rodrigo Falsetti e o vice-prefeito ...
-
Franco Montoro realiza cadastro reserva para vaga temporária de professor-adjunto de Psicologia
30/04/2025 - A Faculdade Municipal Professor Franco Montoro (FMPFM) realiza até o dia 5 de maio inscrições para o processo seletivo simplificado de candidatos ao provimento, em ...
-
Feriado do Dia do Trabalho: confira o que abre e fecha
29/04/2025 - Na quinta-feira, 1º de maio, é feriado do Dia do Trabalho. Em decorrência disso, não haverá atendimento ao público na Prefeitura e nas autarquias na ...
-
Exames gratuitos: mulheres atendem chamado no primeiro dia da Carreta da Mamografia
29/04/2025 - Foi de movimento o primeiro dia de atendimento na Carreta da Mamografia do Programa Mulheres de Peito, da Secretaria de Saúde do Estado de São ...
-
Negritude Júnior é destaque em programação de aniversário dos 148 anos de Mogi Guaçu
04/04/2025 - Mogi Guaçu comemora na próxima quarta-feira, 9 de abril, 148 anos de emancipação político-administrativa. Para celebrar a data, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal ...
-
04/04/2025 -
Mogi Guaçu inicia, na próxima segunda-feira, 7 de abril, a campanha de vacinação contra a Influenza (gripe). A aplicação das vacinas ocorrerá nas 21 Unidades ...
-
Roseira Race está com inscrições abertas para a edição 2025
04/04/2025 - Estão abertas as inscrições para a 12ª Roseira Race - Mountain Bike e Trail Run-, competição que irá acontecer nos dias 17 e 18 de ...
-
Campanha Adote um Pet já conquistou novo lar para dois animais
02/04/2025 - A campanha municipal Adote um Pet já conquistou novo lar para dois cães que estavam à procura de carinho e proteção de uma família. O ...
-
Cultura abre chamada pública para selecionar atração musical para o Aniversário da Cidade
02/04/2025 - Mogi Guaçu vai completar na próxima quarta-feira, 9 de Abril, 148 anos de emancipação político-administrativa. E para celebrar a data, a Secretaria Municipal de Cultura ...

O Serviço de Proteção e Defesa do Consumidor (PROCON) de Mogi Guaçu reabriu suas portas para o atendimento presencial nesta quarta-feira, 20 de janeiro, respeitando todas as a normas sanitárias e de prevenção ao novo coronavírus.
O posto, que estava fechado ao público desde abril de 2020, voltou com novo horário de atendimento, das 9h às 16h às segundas, quartas e sextas-feiras e das 9h às 13h às terças e quintas-feiras.
“Sabemos da importância de serviços como este, que auxiliam as pessoas em momentos de dificuldade e, muitas vezes, de carência de informações. Por isso determinamos, de imediato, a retomada do atendimento em nossa unidade do PROCON”, destacou o prefeito Rodrigo Falsetti.
A coordenadora a unidade, Noéle Kievitsbosch, explica que foram disponibilizados para os cidadãos álcool em gel na entrada da sede e frascos em cada mesa de atendimento, além de um dispositivo de proteção de acrílico para evitar contato direto entre funcionários e o público.
Somente seis pessoas podem permanecer dentro das dependências do local e cada uma delas deve sentar-se em cadeira devidamente marcada, obedecendo a regra de distanciamento de um metro entre cada indivíduo. Caso o número de pessoas exceda o estipulado, uma senha é entregue e o munícipe deve aguardar o atendimento no espaço externo até ser chamado.
Serviços
De forma geral, o PROCON atende todos os assuntos que envolvem relação de consumo na compra de produtos ou serviços, dentre os quais estão os de telefonia, TV, internet, agências/pacotes de turismo, despachantes, funerários, mecânicos, imobiliários, problemas com imóveis locados, débitos referentes a energia e água em nome do locatário após a entrega das chaves, entre outros, sendo discutido desde a forma de oferta do serviço, vícios em sua execução e garantias.
Também atende assuntos financeiros e dúvidas referentes a cobranças, baixa de pagamentos e, em alguns casos específicos, trata da negociação de débitos.
“Quanto aos produtos, discutimos os problemas relacionados à recusa de entrega, cumprimento da oferta, recusa em fornecer atendimento em garantia e o cancelamento de compra seguindo a legislação”, conta a coordenadora.
Como o órgão atende a relação de consumo, é necessário que se leve, além dos documentos pessoais – RG, CPF e Comprovante de Endereço –, os documentos relacionados com a demanda do consumidor como, por exemplo, Nota Fiscal Paulista, troca de e-mails e protocolos. Quanto maior a documentação, melhor para o PROCON no prosseguimento da queixa do consumidor contra a empresa. Noéle reforça ainda que o PROCON não atende problemas referentes a indenizações e danos morais por serem questões judiciais. E nada referente a impostos e taxas.