Secretaria de Segurança inicia Guardiã da Mulher com ciclo de palestras nas escolas da rede municipal

Secretaria de Segurança inicia Guardiã da Mulher com ciclo de palestras nas escolas da rede municipal

A Secretaria Municipal de Segurança iniciou o projeto Guardiã da Mulher que visa acolher e monitorar mulheres vítimas de violência doméstica e que possuam medidas protetivas. O intuito é garantir o cumprimento dessas medidas evitando a reincidência das agressões. Dentro do programa, ações de conscientização e prevenção à violência serão adotadas com os diversos grupos da sociedade guaçuana. A implantação da nova política pública coloca em prática a Lei Municipal 5.486/21, proposta pela vereadora Judite de Oliveira e regulamentada através de decreto do prefeito Rodrigo Falsetti. 

A primeira etapa do Guardiã da Mulher prevê palestras de orientação e divulgação nas escolas municipais em uma parceria com a Secretaria Municipal de Educação. Vão ser atendidos alunos com mais de 15 anos. “Os estudantes serão multiplicadores e vão levar as informações recebidas para seus familiares, como as definições de violência doméstica, maneiras de se proteger, além de apresentar as ferramentas de auxílio e proteção às vítimas desse crime”, comentou Paulo Henrique da Silva Gomes.

De acordo com o secretário, as palestras serão conduzidas pelas guardas civis municipais integrantes do Guardiã da Mulher. Nesta sexta-feira, dia 25 de novembro, a palestra foi realizada na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Antonio Giovani Lanzi. “A participação da comunidade escolar é parte fundamental no processo educacional para uma cultura preventiva e não violenta. Falar sobre a Lei Maria da Penha nas escolas visa à formação de uma nova cultura de conscientização dos adolescentes, para que as meninas conheçam os seus direitos e possam exercê-los e para que os meninos compreendam que determinadas atitudes que praticadas violam direitos e podem ser consideradas crimes”, reforçou Gomes.

O programa tem coordenação das guardas civis municipais Isabel e Sueli e a próxima etapa prevê a inauguração do Espaço Guardiã, especialmente preparado para receber e incluir as mulheres interessadas no programa com o início das atividades de ronda preventiva específica para os casos relacionados.