Saúde intensifica ação nas escolas para ampliar vacinação contra a pólio

Saúde intensifica ação nas escolas para ampliar vacinação contra a pólio

A Secretaria Municipal de Saúde começou a intensificar ações que visam a divulgação da vacinação de crianças contra a poliomielite, doença conhecida como paralisia infantil, em escolas públicas e particulares de Mogi Guaçu. Até o dia 30 de setembro, equipes de saúde vão percorrer as instituições escolares e contatar os pais para que a imunização seja feita na própria unidade escolar. 

O objetivo da ação é aumentar o número de imunizados porque a cobertura vacinal está abaixo dos 95% esperados. Em Mogi Guaçu, desde o início da campanha contra a poliomielite no dia 8 de agosto, foram vacinadas 7.636 crianças de com idade entre 1 e 4 anos, 11 meses e 29 dias, o que equivale a 84,66% do público-alvo de 9.019 indivíduos. 

A enfermeira-chefe da Vigilância Epidemiológica (VE), Tathiana Póvoa de Faria, contou que as equipes de saúde estão marcando um dia para ir às escolas. “Os pais serão avisados para levar a carteirinha de vacinação das crianças no horário de entrada ou de saída para que os profissionais possam fazer a gotinha contra a poliomielite. Os enfermeiros também avaliam a necessidade de aplicar doses que estejam em atraso”, explicou.
  
“A cobertura vacinal tem ficado aquém do preconizado. No caso da pólio, os resultados têm ficado abaixo da meta de 95% desde 2016. Neste ano, a porcentagem de crianças vacinadas contra o sarampo não chegou nem em 50% no país. Com isto, aumenta o risco de reintrodução das doenças. E só conseguiremos sair dessa zona de risco se todos colocarem em dia a vacinação. É um compromisso de todos, dos pais, dos profissionais de saúde, dos gestores públicos e de toda a sociedade”, ressaltou. 

A gotinha contra a pólio é para crianças de 1 a 4 anos, 11 meses e 29 dias, independentemente de já terem tomado todas as doses de rotina. “Também estão disponíveis as 18 vacinas que compõem o Calendário Nacional de Vacinação da criança e dos adolescentes, que, neste caso, são feitas as doses em atraso em todas as unidades de saúde de Mogi Guaçu”, disse.
  
A Campanha contra a Poliomielite e de Multivacinação para Atualização de Caderneta começou em 8 de agosto e estava prevista para terminar em 9 de setembro. No entanto, devido à baixa cobertura vacinal contra a paralisia infantil no Brasil, o Ministério da Saúde prorrogou a campanha de vacinação contra a doença até o dia 30 de setembro. O Ministério também prorrogou a campanha de multivacinação com o objetivo de atualizar a caderneta de vacinação das crianças e adolescentes com até 15 anos de idade.

Munícipio
As duas campanhas estão sendo realizadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e as vacinas são oferecidas em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBBs) do município de segunda a sexta-feira, das 8h às 10h45 e das 13h às 15h. É importante destacar que nas unidades da Zona Sul, Santa Cecília e do Distrito de Martinho Prado Júnior a imunização ocorre em horário estendido das 8h às 17h. 

Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e de Multivacinação 2022
Período: até 30 de setembro 
Horário: Segunda a sexta-feira das 8h às 10h45 e das 13h às 15h  

UBS Centro de Saúde 
USF Hermínio Bueno
USF Eucaliptos
UBS Guaçu Mirim
USF Rosa Cruz
UBS Centro Oeste
UBS Ypê II
USF Ypê Pinheiro
USF Alto dos Ypês
USF Guaçuano
UBS Zona Norte
USF Zaniboni II
UBS Zaniboni I
USF Fantinato
USF Santa Terezinha
USF Chaparral
USF Suécia
USF Chácaras Alvorada

Segunda a sexta-feira das 8h às 17h  
USF Santa Cecília
UBS Zona Sul
UBS Martinho Prado Júnior 

Vacinas disponibilizadas para crianças
BCG; Hepatite B; Poliomielite 1,2,3 (VIP - inativada); Poliomielite 1 e 3 (VOP - atenuada); Rotavírus humano G1P1 (VRH); DTP+Hib+HB (Penta); Pneumocócica 10 valentes; Meningocócica C (conjugada); Febre Amarela (Atenuada); Sarampo, Caxumba, Rubéola (SCR); Sarampo, Caxumba, Rubéola e Varicela (SCRV); Hepatite A (HA); Difteria, Tétano, Pertussis (DTP); Difteria, Tétano (dT); Papilomavírus humano (HPV); Varicela.

Vacinas disponibilizadas para adolescentes
Hepatite B (HB recombinante); Difteria, Tétano (dT); Febre amarela (Atenuada); Sarampo, Caxumba e Rubéola (SCR); Papilomavírus humano (HPV); Meningocócica ACWY (conjugada).