Serviço de concretagem de aduelas prossegue em construção da nova ponte da Avenida dos Trabalhadores

Serviço de concretagem de aduelas prossegue em construção da nova ponte da Avenida dos Trabalhadores

A obra de construção da nova ponte da Avenida dos Trabalhadores continua progredindo com o serviço de concretagem de aduelas do monumento. Ao todo, são 17 aduelas, sendo oito do lado esquerdo e oito do lado direito das margens do Rio Mogi Guaçu e uma aduela de suporte central para sustentação da superestrutura de conclusão da nova ponte. O trabalho é realizado pela Trilha Engenharia e tem acompanhamento da Secretaria Municipal de Obras e Mobilidade (SOM).

O secretário-adjunto da SOM, Ayltom Martins Junior, contou que o serviço é realizado em duas etapas de concretagem por aduelas, sendo necessário um período de dois dias para a secagem de cada trabalho. “Nesta fase, cada aduela é preenchida com concreto formando um bloco, também de concreto, que sustenta a base da parte plana da nova ponte, o chamado tabuleiro. Desta forma, as aduelas com tabuleiros recebem lances sucessivos de ambos os lados da nova ponte até se encontrarem sobre o Rio Mogi Guaçu”, explicou.      
 
Até o momento, sete aduelas da margem esquerda do Rio Mogi Guaçu foram concretadas, sendo que a oitava irá receber o serviço nessa sexta-feira (9). Já do lado direito, cinco aduelas foram concretadas e a sexta será concretada nesta quarta-feira, 7 de junho. “Para que o encontro das aduelas de ambos os lados seja preciso no final com a aduela central, precisamos fazer o serviço todo com muita técnica e calma como, por exemplo, a análise de secagem de concreto e os escoramentos de cada uma delas”, disse. 

Ayltom Martins adiantou que até o final do mês de julho esta etapa deve ser finalizada, restando somente a colocação das cabeceiras do monumento para conclusão final da obra. “Os documentos estão sendo preparados e a licitação desse serviço deve ser aberta ainda em junho”, comentou. 

Além da fase de concretagem das aduelas, encontram-se executados os serviços de concretagem da estrutura do balanço sucessivo da nova ponte da Avenida dos Trabalhadores, sendo o suporte que irá garantir a passagem segura dos veículos sobre o monumento. “Também está finalizada a superestrutura da ponte que irá receber o tabuleiro, no qual será a base da pista de trânsito por onde vão passar os veículos”, falou. 

A nova ponte da Avenida dos Trabalhadores está sendo construída por meio de instalação de tubulões – tipo de fundação profunda composta por segmentos de seção circular –, e a obra já está com 100% desta fundação profunda concluída. Ao todo, foram concretados 12 tubulões, sendo seis de cada lado da margem do Rio Mogi Guaçu. 

Após a sua conclusão, a pista da nova ponte será ligada à Avenida dos Trabalhadores e atenderá ao tráfego de veículos no sentido bairro/centro, enquanto a atual ponte de ferro terá o fluxo no sentido centro/bairro. O projeto de conclusão prevê ainda a sinalização semafórica no cruzamento da Avenida dos Trabalhadores com as Ruas São José e dos Operários. 

Brasil
Na construção da nova ponte da Avenida Brasil, a obra aguarda a abertura do processo de licitação para instalação das cabeceiras do novo monumento. A empresa Trilha Engenharia também é a responsável pelos serviços, que tem acompanhamento da Secretaria Municipal de Obras e Mobilidade (SOM).

A construção da nova ponte da Avenida Brasil está sendo edificada com pilares de sustentação e 28 vigas longarinas já foram colocadas dentro do Rio Mogi Guaçu, sendo 14 delas em cada lado da margem do rio. Também se encontra concluída a concretagem das transversinas que são os elementos estruturais que compõem a superestrutura da ponte e que têm a função de elevar a rigidez transversal dela.