Projeto de arte, cultura e folclore leva teatro e educação para duas escolas municipais de Mogi Guaçu

Projeto de arte, cultura e folclore leva teatro e educação para duas escolas municipais de Mogi Guaçu

Os estudantes de duas unidades escolares de Mogi Guaçu terão uma experiência diferente nesta quarta-feira, 5 de novembro, com a chegada do projeto O Que Será? Arte, Cultura e Folclore, que une teatro, literatura, música e sustentabilidade em atividades lúdicas e educativas. O projeto também promove uma oficina de brinquedos recicláveis, incentivando as crianças a transformar objetos do dia a dia em novas formas de brincar.

As apresentações acontecerão em dois horários, sendo a primeira, às 9h50, na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Profª Emília Vedovello Pedroso, no Jardim Ypê III. Já o segundo espetáculo ocorrerá às 13h30, na EMEF Prefº Carlos Franco de Faria, no Jardim Ypê Pinheiro.

Além da peça teatral, cada escola participante vai receber um baú cultural confeccionado em fibra de casca de coco prensado, reafirmando o compromisso do projeto com práticas sustentáveis. O kit inclui 30 livros infantis sobre folclore e cultura popular, 10 brinquedos e 10 instrumentos musicais produzidos com materiais reutilizáveis.

Entre outras atividades do projeto encontra-se a abordagem sobre o conteúdo pedagógico das escolas, com temas de Matemática (números e formas geométricas) e Língua Portuguesa (músicas, fábulas, trava-línguas, receitas e adivinhas), tornando o aprendizado mais divertido e significativo. 

A iniciativa é viabilizada pelo PROAC ICMS, programa do Governo do Estado de São Paulo por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, com patrocínio da Pennachhi e apoio da FS4YOU e da Secretaria Municipal da Educação de Mogi Guaçu.

Para o secretário da Educação, Paulo Paliari, iniciativas como essa fortalecem o vínculo entre cultura e ensino. “A arte é uma ferramenta poderosa na formação das crianças. Projetos como este ampliam o repertório cultural dos estudantes e mostram que é possível aprender de forma leve, criativa e sustentável”, comentou.

Peça
No espetáculo, dois amigos embarcam em um jogo interativo em que cada jogada de dado abre espaço para uma nova aventura, que pode ser uma fábula, dança, brincadeira ou a criação de brinquedos feitos com materiais recicláveis. A proposta é despertar a curiosidade e a imaginação das crianças, ao mesmo tempo em que estimula valores como cooperação, criatividade e consciência ambiental.