Prefeitura inicia construção de píer no Parque dos Ingás

Prefeitura inicia construção de píer no Parque dos Ingás

Nesta semana, foram iniciadas as obras de construção do píer no Parque dos Ingás, no Centro. Em fevereiro, a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) concedeu licença ambiental para que pudesse ser realizada a edificação do ancoradouro nas margens do Rio Mogi Guaçu. As Secretarias Municipais de Turismo, de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente (SAAMA), de Serviços Municipais (SSM) e de Obras e Mobilidade (SOM) são as responsáveis pela execução do projeto. 

O secretário de Obras e Mobilidade, José Antonio Ortiz Bueno, contou que o serviço realizado pela Administração Municipal conta com apoio da iniciativa privada responsável pela doação das pedras do tipo matacão que já estão sendo colocadas no espaço. 

“São pedras brutas, grandes e adequadas na aplicação deste tipo de ancoradouro, sendo elas, as responsáveis de darem o suporte da rampa de acesso do píer. Estas pedras são bem resistentes e na hipótese de o Rio Mogi Guaçu elevar o nível em período de chuvas, elas resistirão as correntezas”, comentou. 

Píer
O secretário municipal de Turismo, Luiz Cláudio Soares de Paula, o Luca, explicou que a licença de intervenção da Cetesb se fez necessária porque o local é uma Área de Preservação Permanente (APP) sem supressão de fragmento de vegetação nativa. “É importante destacar que a soma das intervenções da APP não pode ultrapassar 1.000 m² por propriedade para implantação de acesso à água de pessoas e animais”, disse.

Ele disse também que o píer será um diferencial no Rio Mogi Guaçu. “Na sequência, iremos iniciar a estrutura propriamente do píer que pelo projeto prevê uma edificação de alvenaria com concreto e ferro, que será construído em área de 160,00 m² com 40 metros de extensão e cinco metros de largura”, contou.

Segundo ele, o local deve ser utilizado pela primeira vez no dia 23 de setembro, quando é comemorado o Dia do Rio. “Neste dia pretendemos fazer um passeio de barco pelo rio que será realizado com a embarcação saindo desta nova base do píer. A intenção é que seja um passeio com os alunos da rede municipal de ensino”, comentou.  

Luca disse que o píer tem como objetivo oferecer mais um importante atrativo turístico para Mogi Guaçu e região. “Além de possibilitar a realização de passeios de barcos e caiaques e da prática de esportes náuticos, também servirá para os trabalhos do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e Polícia Ambiental. No futuro, pretendemos explorar o espaço por meio do comércio de diversos ramos de atividades, o que irá gerar emprego e renda ao município”, finalizou.