Secretaria de Turismo e Associação Comercial reforçam importância do Cadastur

Secretaria de Turismo e Associação Comercial reforçam importância do Cadastur

A Secretaria Municipal de Turismo tem atuado na atualização do Mapa Turístico de Mogi Guaçu, instrumento oficial que identifica e promove os empreendimentos, atrativos e serviços turísticos da cidade. Para que os estabelecimentos sejam incluídos neste mapeamento, é obrigatório o cadastro no sistema Cadastur, do Ministério do Turismo. O tema foi discutido, inclusive, pelo Conselho Municipal de Turismo, o Comtur. 

O Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur) é um programa do Governo Federal que tem como objetivo promover, ordenar e formalizar o setor de turismo no Brasil. O cadastro é gratuito, obrigatório para alguns segmentos e recomendado para todos os empreendimentos que atuam direta ou indiretamente com o turismo, como meios de hospedagem, restaurantes e similares, agências de turismo, guias de turismo e organizadoras de eventos.

Além de garantir visibilidade em âmbito nacional, o Cadastur oferece acesso a linhas de financiamento, programas de qualificação, apoio institucional e participação em feiras e ações promocionais. “Estamos reforçando a importância do Cadastur, porque somente os empreendedores devidamente cadastrados serão incluídos no Mapa Turístico e poderão participar das ações oficiais de promoção e desenvolvimento do turismo local”, comentou o secretário de Turismo, Antônio Henrique Corsi.

Segundo ele, os membros do Comtur têm divulgado o tema para todos os segmentos envolvidos e a Associação Comercial e Industrial de Mogi Guaçu (Acimg) tem ajudado na missão. “Contamos com o apoio da Associação Comercial para sensibilizar os empresários quanto à importância do cadastro com o objetivo de ampliar a adesão ao programa em nosso município”, ressaltou o secretário de Turismo.

Cadastur
O Cadastur, sistema de cadastro de pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor de turismo, é uma ferramenta essencial para o fortalecimento e a regulamentação da atividade turística no Brasil. Criado pelo Ministério do Turismo, o Cadastur busca promover a formalização das empresas e garantir a qualidade dos serviços prestados aos turistas. 

O Cadastur proporciona, por exemplo, um meio para que atividades turísticas, como agências de viagens, guias de turismo, meios de hospedagem e transporte, se formalizem. Isso ajuda a legalizar essas empresas, garantindo que operem dentro das normas e regulamentos estabelecidos, promovendo um ambiente de competição leal.