Mutirão: Mais de 900 imóveis são vistoriados no Parque Residencial Ypê Amarelo

Mutirão: Mais de 900 imóveis são vistoriados no Parque Residencial Ypê Amarelo

Mais uma ação de combate à dengue foi realizada pela Secretaria Municipal de Saúde. Desta vez, um mutirão foi promovido no sábado, dia 24 de fevereiro, no Parque Residencial Ypê Amarelo. No total, foram visitados 1.524 imóveis, porém, 943 vistoriados. De acordo com levantamento da Vigilância Ambiental (VA), 534 imóveis estavam fechados, 25 desocupados e houve ainda 20 recusas da vistoria e duas parciais. 

“O mutirão foi muito positivo, pois o bairro é grande e conseguimos visitar uma boa parte dos imóveis e, além da vistoria nos quintais, realizamos um trabalho importante de conscientização junto aos moradores”, comentou Luciano Firmino Vieira, secretário municipal de Saúde. 

Segundo o levantamento, em quatro imóveis foram identificadas larvas do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. Por isso, a importância do reforço das informações sobre não manter os objetos que acumulam água. Foram encontrados 126 recipientes nos quintais, sendo 84 com água. Cinco continham larva. As equipes realizaram o descarte.  

A ação, promovida no período da manhã, envolveu as Secretarias de Serviços Municipais (SSM), Educação e a de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente (Saama). O objetivo principal foi combater focos de reprodução do mosquito Aedes aegypti. Além da vistoria nos imóveis, um caminhão recolheu entulho e materiais que pudessem acumular água parada dos imóveis.

Cerca de nove toneladas de material foram retiradas do bairro, entre galhos, entulhos e inservíveis, como sofás e colchão. 
 

Boletim
De acordo com o último boletim divulgado pela Vigilância Ambiental (VA) da Secretaria de Saúde, no dia 22 de fevereiro, Mogi Guaçu tem 771 notificações de dengue, sendo 88 casos positivos e outros 94 aguardando resultado.