Covid-19: Mogi Guaçu volta a registrar óbito pela doença

Covid-19: Mogi Guaçu volta a registrar óbito pela doença

Depois de 21 dias, Mogi Guaçu registrou mais um óbito por Covid-19, segundo boletim epidemiológico divulgado nesta sexta-feira, 25 de novembro, pela Secretaria Municipal de Saúde. O 692º óbito confirmado na cidade desde o início da pandemia, em março de 2020, é de um homem de 35 anos com comorbidade. O paciente estava internado UTI (Unidade de Terapia Intensiva) do Hospital São Francisco. O paciente faleceu no último dia 22 de novembro. 

O último registro de morte por Covid-19 no município havia sido divulgado em 1º de novembro, referente ao óbito de uma mulher de 76 anos com comorbidade, ocorrido no dia 19 de outubro. Em relação aos casos confirmados até o momento, o mês de novembro já registra 138 novos casos. No período entre 16 e 25 de novembro, sete pacientes encontram-se internados, sendo um deles em UTI (Unidade de Terapia Intensiva). Em Mogi Guaçu, desde o início da pandemia, são 39.624 casos confirmados e, destes, 39.327são guaçuanos. 

Neste segundo semestre, outubro foi o mês em que o município apresentou o menor número de casos confirmados de Covid-19, totalizando 19 casos, enquanto o mês de agosto apresentou maior registro com 393 casos confirmados. No mês de setembro foram 82 casos positivos da doença. “Os números mostram que está ocorrendo um aumento dos casos positivos a exemplo de outras cidades. Por isso, a prevenção e a vacina são nossas principais ferramentas de defesa”, comentou a enfermeira da VE, Thatiana de Faria Póvoa Lucente

Prevenção
Diante do aumento de casos de Covid-19, a Secretaria Municipal de Saúde e a Vigilância Epidemiológica (VE) solicitam que a população redobre os cuidados de prevenção contra a doença realizando a higienização frequente das mãos com álcool em gel ou água e sabão, além do uso de máscara em locais com maior número de pessoas. Outra recomendação é para que o esquema vacinal esteja em dia. As doses de reforço da vacina estão disponíveis nas 21 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Mogi Guaçu. 

A imunização é realizada em 18 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Mogi Guaçu de segunda a sexta-feira das 8h às 10h45 e das 13h às 15h30. Já nos postinhos da Zona Sul e Santa Cecília, assim como na unidade do Distrito de Martinho Prado Júnior, o horário de atendimento é das 8h às 17h. 

Campanha de Vacinação contra a Covid-19 
Adultos 

– 4ª dose para pessoas a partir de 18 anos 
– 5ª dose para pessoas imunossuprimidas a partir de 18 anos  
– Livre demanda 1ª, 2ª, 3ª a partir de 12 anos 
 
Crianças 
1ª dose para crianças sem comorbidades de 3 e 4 anos (com agendamento)
2ª dose para crianças com idade a partir de 5 anos 
 
Segunda a sexta-feira das 8h às 10h45 e das 13h às 15h30   
UBS Centro de Saúde  
USF Hermínio Bueno 
USF Eucaliptos 
UBS Guaçu Mirim 
USF Rosa Cruz 
UBS Centro Oeste 
UBS Ypê II 
USF Ypê Pinheiro 
USF Alto dos Ypês 
USF Guaçuano 
UBS Zona Norte 
USF Zaniboni II 
UBS Zaniboni I 
USF Fantinato 
USF Santa Terezinha 
USF Chaparral 
USF Suécia 
USF Chácaras Alvorada 
 
Segunda a sexta-feira das 8h às 17h   
USF Santa Cecília 
UBS Zona Sul 
UBS Martinho Prado Júnior