Unidades de saúde vão promover ações preventivas contra o câncer de mama e câncer de colo de útero

Durante todo o mês de outubro, a Secretaria Municipal de Saúde vai realizar a campanha Outubro Rosa com ações de prevenção ao câncer de mama e câncer de colo de útero nas 21 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Mogi Guaçu. Em 18 postinhos, as atividades serão realizadas aos sábados iniciando a partir do próximo dia 1º de outubro nas seguintes Unidades de Saúde da Família (USFs): Alto dos Ypês – das 8h às 15h; Chaparral – das 7h às 13h; e Guaçuano – das 8h às 13h. Na USF Guaçuano também terá ação na quinta-feira, 20 de outubro, das 16h às 18h.

Em outras três unidades de saúde, a campanha ocorrerá durante a semana, sendo na UBS Centro de Saúde, no Centro, na próxima terça-feira, 4 de outubro, no horário das 8h às 13h. Na UBS Martinho Prado, a ação será na quinta-feira, 20 de outubro, entre 8h e 12h. Já na USF Ypê Pinheiro as atividades serão nos dias 3, 4, 10, 11, 17, 24, 25 e 31 de outubro no período das 8h às 11h.

A coordenadora da Atenção Primária à Saúde, Graziela Maria Lellis, contou que a cada sábado a campanha do Outubro Rosa será realizada em uma unidade de saúde. “Essas ações foram planejadas juntamente com as equipes dos postinhos e a escolha dos sábados foi para dar oportunidade a todas as mulheres, principalmente, às trabalhadoras que durante a semana não podem ir até uma unidade de saúde”, comentou.

Graziela ressaltou a importância dos exames preventivos. “O câncer de mama é o que mais mata mulheres, sendo uma doença que tem cura, que tem tratamento, mas que precisa ser identificada precocemente. Portanto, esta é uma oportunidade para as mulheres cuidarem de sua saúde”.

O foco da campanha é a realização de exames de citologia oncótica (colo de útero) e de alto avaliação do toque de mama. Os casos que necessitarem de exames de mamografia serão agendados no local e as pacientes já sairão com os pedidos de encaminhamento em mãos. Os atendimentos durante o Outubro Rosa serão realizados sem necessidade de agendamento.

“Conscientização, prevenção e cuidado. Essas são as metas da Secretaria Municipal de Saúde para a ação do Outubro Rosa que irá atender, exclusivamente, o público feminino e realizar exames preventivos de câncer de mama e do câncer de colo de útero”, frisou.

Para participar, basta ir até a unidade de saúde e apresentar um documento com foto e a carteirinha da UBS. Além dos exames preventivos, também acontecerão atividades paralelas sobre o tema, como palestras sobre saúde da mulher, aferição de pressão arterial, avaliação nutricional, entre outras. “Em cada unidade, as atividades serão desenvolvidas de acordo com o que ficou definido pelas equipes da localidade de cada postinho de saúde”, concluiu.

Números
De janeiro até agosto desse ano, a Secretaria Municipal de Saúde realizou 4.836 mamografias e 5.675 exames de papanicolau em toda a rede.

Campanha Outubro Rosa / Sábados
USF Guaçuano