Estudantes desenvolvem plataforma Open Data para divulgação de dados da microrregião

Integrando o ecossistema de inovação, jovens estudantes criaram um site Open Data, que objetiva a customização de dados para oferecer uma ferramenta útil que fortaleça a cidadania por meio de uma infraestrutura de divulgação pública confiável e atualizada.

A plataforma Mogi Open Data é colaborativa e referente à microrregião de Mogi Guaçu. O site, administrado pelos estudantes guaçuanos Catarina Doigo, Ana Julia Trevisan, Pedro Vinicius Paliares de Freitas, Vinicius Zamariola Setin e Thenysson Matos, foi apresentado aos secretários de Governo, Ivan Pinheiro, e de Relações Institucionais, Alair Junior, durante reunião na Prefeitura na última terça-feira, 9 de novembro.

O encontro foi promovido pelo vereador de Mogi Mirim, João Victor Gasparini, que é amigo pessoal dos estudantes e também esteve presente na reunião. “A Mogi Open Data surgiu com a missão de facilitar o acesso à informação ao público sem abandonar o rigor e a transparência. Facilitando a compreensão geral e descomplicada dos dados relacionados a cidade de Mogi Guaçu, principalmente sobre a COVID-19”, disseram os jovens.

“Com transparência e rigor levamos informação por meio de figuras e infográficos de fácil entendimento a partir de dados coletados em fontes oficiais onde qualquer cidadão com acesso à internet pode se informam e se organizar melhor com informações em tempo real”, explicaram.

Com evidentes características embrionárias de uma Startup, a Mogi Open Data oferece também ferramentas que auxiliam em estratégias de planejamento urbano e cidades inteligentes.