IPTU 2023: Prefeitura libera pagamento pela internet

IPTU 2023: Prefeitura libera pagamento pela internet

A Prefeitura de Mogi Guaçu disponibilizou nesta quarta-feira, 22 de março, a consulta dos valores do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) – 2023 e da Taxa de Coleta de Resíduos para pagamento via internet. Pelo Portal do Município, o contribuinte terá acesso aos boletos ao entrar no link  https://www.mogiguacu.sp.gov.br/home.html, clicar na aba Serviços, depois em IPTU, para, assim, ter acesso a 2ª via das parcelas e imprimir para o pagamento.  

É importante destacar que para realizar o pagamento de forma online, o cidadão deve estar munido com o número de cadastro municipal do imóvel. Este dado fica disponível na capa de carnê de IPTU, do lado direito do nome e endereço do contribuinte. A inscrição imobiliária do imóvel deve ser digitada sem traços, com as duas iniciais maiúsculas e mais os 12 dígitos numéricos. Exemplo: NE123456789000.

A Prefeitura de Mogi Guaçu também irá realizar a distribuição dos carnês do IPTU e da Taxa de Coleta de Resíduos pelos Correios, nos endereços de correspondência que constam no cadastro municipal. 

O contribuinte que optar pelo pagamento à vista terá 8% de desconto. Já o pagamento parcelado poderá ser realizado em até nove 9 etapas, com o primeiro vencimento agendado para os dias 17, 18, 19 e 20 de abril, de acordo com a inscrição imobiliária. Até a nona parcela, mês a mês, as datas serão as mesmas para pagamento, para que o contribuinte se organize financeiramente. 

Neste ano, a Secretaria Municipal da Finanças irá emitir cerca de 70 mil carnês e espera arrecadar aproximadamente R$ 33 milhões com os tributos. “O valor que o contribuinte paga do IPTU volta em investimentos para a cidade, nos mais diferentes setores, como saúde, educação, segurança e infraestrutura”, comentou o secretário de Finanças, Paulo Roberto Campos Valim.

Pagamento
Os pagamentos poderão ser realizados por meio de caixa eletrônico, bancos 24 horas, internet banking, além dos correspondentes bancários (Casas Lotéricas e Casas Bahia) até a data de vencimento. Após o vencimento, recomenda-se a atualização do boleto por meio do Portal da Prefeitura, em www.mogiguacu.sp.gov.br, ou presencialmente, no Departamento de Arrecadação, instalado no Paço Municipal. 

Para efeitos de cálculo e lançamento do IPTU para o exercício de 2023 foram aplicados os índices da variação do IPCA, o Índice de Preços ao Consumidor Amplo, apurado de 1º de novembro de 2021 a 31 de outubro de 2022, correspondente a 6,4700%, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 

Emissão online do IPTU 2023 passo a passo
1) Entrar no link  https://www.mogiguacu.sp.gov.br/home.html, clicar na aba Serviços, depois em IPTU, para assim, ter acesso a 2ª via das parcelas.  

2) Digitar a inscrição imobiliária do imóvel, sem traços, com as duas iniciais maiúsculas e mais os 12 dígitos numéricos. Exemplo: NE123456789000.