Educação promove capacitação para professores da rede municipal de ensino

Educação promove capacitação para professores da rede municipal de ensino

A Secretaria Municipal de Educação de Mogi Guaçu promove uma qualificação para os professores e gestores do ensino fundamental I e II das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEF). A capacitação, que teve início nesta segunda-feira, dia 8 de maio, se estende durante toda a semana e está sendo realizada nas dependências das Faculdades Integradas Maria Imaculada (FIMI), no Centro.

O objetivo é aprimorar os métodos de ensino dos professores para a alfabetização cartográfica, a leitura e a interpretação de mapas geográficos de uma maneira recreativa correlacionando com habilidades matemáticas dos estudantes. Além disso, professores do 9° ano se concentrarão para o preparo dos alunos para a prova do Sistema Nacional de Avaliação de Educação Básica (Saeb), que mede o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). 

Ao longo da semana, cerca de 890 professores passarão pela capacitação e as turmas foram divididos da seguinte forma: segunda-feira (8), professores dos 3°, 6°, 7°, 8° e 9° anos; terça-feira (9), professores do 1° ano; quarta-feira (10), professores do 2° ano; quinta-feira (11), professores do 5° ano; sexta-feira (12), professores do 4° ano de ensino.   

“Quando se propõe uma formação para os alunos na sala de aula, ela precisa fazer sentido para os estudantes entenderem e compreenderem. Essa é uma oportunidade que a Secretaria Municipal de Educação está dando para os professores se desenvolverem e aprimorarem suas habilidades de ensino”, comentou a supervisora de ensino do Ensino Fundamental I, Ana Cristina Melo. 

A qualificação está sendo efetuada pela Vivace, um serviço de formação para professores e gestores da educação. A empresa foi contratada pela Secretaria de Educação. “É um momento de redefinição de rota, nesse período de pós-pandemia. Mais do que nunca, precisamos manter o que estávamos fazendo de acertado e aprimorar outras novas ferramentas para um melhor aprendizado dos alunos”, explicou uma das formadoras contratadas pela Vivace, Andreia dos Santos de Jesus.