Alunos participam do SARESP 2022 nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro

Entre 30 de novembro e 1º de dezembro serão aplicadas as provas do Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (SARESP) do ano letivo de 2022 para 1,3 milhão de estudantes da rede estadual e das redes municipais, Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, Sesi e particular que solicitaram previamente a aplicação da prova.

O SARESP é o mais importante diagnóstico da situação da escolaridade básica paulista, e tem como objetivo orientar gestores de ensino no monitoramento das políticas voltadas para a melhoria da qualidade da educação. Os componentes avaliados são Língua Portuguesa, Matemática e área de Ciências da Natureza. Também será aplicado questionário de indicadores socioeconômicos.

A avaliação do SARESP atinge os alunos do 2º, 5º e 9º anos do Ensino Fundamental (censitária) e do 3º ano do Ensino Fundamental (amostral) e 3ª série do Ensino Médio (censitária). Em Mogi Guaçu, alunos da rede municipal de ensino vão participar da avaliação, sendo 1.634 alunos de 2º ano, 1.595 de 5º ano, 958 de 9º ano, 480 de 3º ano e 115 estudantes da Fundação Educacional Guaçuana (FEG) do 3º ano do Ensino Médio.

“Muito se fala em perda de aprendizagens durante a pandemia, mas para que de fato possamos traçar estratégias para recuperação é necessário saber qual a maior dificuldade dos estudantes e o SARESP irá auxiliar exatamente nisso”, comentou Paulo Paliari, secretário municipal de Educação.

Os resultados da prova, fluxo escolar, compostos pelas taxas de aprovação, reprovação e abandono dos alunos, geram o Índice de Desenvolvimento da Educação de São Paulo (IDESP). Realizam a prova estudantes do 2º, 5º e 9º anos do ensino fundamental e 3ª série do ensino médio em caráter obrigatório, de forma censitária. Uma amostra do 3º ano do Ensino Fundamental também será avaliada.

O processo é conduzido pela Coordenadoria Pedagógica da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (COPED/SEDUC-SP), em parceria com a Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP), responsável pela aplicação da prova.
Na primeira data, 30 de novembro, a prova traz questões sobre Língua Portuguesa e Matemática. No dia seguinte, 1º de dezembro, coleta conhecimento sobre Ciências da Natureza, além do questionário socioeconômico, este último voltado aos estudantes dos 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino Médio e para os pais/responsáveis.