Educação reúne estudantes para mais uma edição da AFA na quinta-feira, dia 29

Educação reúne estudantes para mais uma edição da AFA na quinta-feira, dia 29

Alunos das 24 Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs) vão participar das Atividades Físicas Adaptadas (AFA) na próxima quinta-feira, dia 29 de setembro, a partir das 8h, no Centro de Esportes do Sesi. O evento é realizado anualmente pela Secretaria Municipal de Educação desde 2006 com o objetivo de conscientizar toda a comunidade sobre a importância de reconhecer e aceitar as diferenças. 

“Realizamos a AFA há 16 anos com o objetivo principal de conscientizar, informar e sensibilizar a todos da comunidade escolar a ver a pessoa com deficiência também como uma pessoa com potencial. Esse convívio entre os alunos com deficiência ou não é importante nesse processo de reconhecer e aceitar as diferenças”, destacou Paulo Paliari, secretário municipal de Educação.

Durante o evento, os estudantes têm a oportunidade de conhecer e vivenciar as atividades físicas adaptadas. Nesta edição, serão oferecidas as seguintes oficinas: futebol B1, goalbol (com olhos vendados), basquete com cadeira de rodas, ginástica artística com protetor de ouvido, ginástica rítmica, salto em altura e em distância, parabadminton, tênis em cadeira de rodas, arremesso de pelota adaptado, voleibol sentado, oficina de pintura facial, dama, dominó, xadrez, tênis de mesa em cadeira de rodas, lutas (capoeira, judô, karatê) e oficinas de jogos de mesa adaptados, arte e cultura. 

Luta
A Secretaria Municipal de Educação promoveu diversos eventos alusivos ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, data celebrada no Brasil em 21 de setembro. A data surgiu como forma de garantir a integralização desse público na sociedade de maneira igualitária e sem preconceitos. 

Entre eles, uma palestra foi realizada nesta segunda-feira, dia 26 de setembro, às 18h30, no Espaço Livre, com o tema Autismo e Mediação: detecção precoce e os desafios do trabalho na educação básica com o professor Alex Barreiro. O público alvo foram os professores do ensino fundamental II.