Como a criança vê o mundo será eixo temático do desfile-cívico do aniversário da cidade

Como a criança vê o mundo será eixo temático do desfile-cívico do aniversário da cidade

“No olhar da criança, o futuro de nossa cidade” é o tema do desfile cívico-militar de 9 de Abril, em celebração ao aniversário de 145 anos de emancipação político-administrativa de Mogi Guaçu, que será comemorado neste sábado, dia 9. O desfile é o principal destaque da programação das festividades que retorna após dois anos na Avenida dos Trabalhadores, a partir das 8h.

Como de praxe, a comemoração será aberta com a execução dos hinos Nacional e de Mogi Guaçu e o hasteamento das bandeiras, seguindo-se a apresentação cívico-militar. O desfile contará com a participação dos alunos da rede municipal e de outras instituições, como grupo de escoteiros, Apae, Corporação Musical, além das forças de segurança do município, como a Guarda Civil Municipal (GCM), a Polícia Militar (PM) e a Polícia Civil. 

O tema abordará o jeito ‘inocente’ de como a criança vê o mundo, que precisa preservar o seu meio-ambiente, a fauna, a flora e valorizá-lo na educação, cultura, desporto, saúde, e lazer, oportunizando sua verdadeira inclusão e participação na sociedade. “Trabalhar o lúdico, o brincar, o jeito criança de ser e transformar a realidade de nossa cidade que a cada dia se torna mais pujante, uma liderança regional em vários setores, com o seu desenvolvimento contínuo e progressivo”, comentou o secretário municipal de Cultura, André Sastri.

Segundo ele, é necessário um olhar mais incisivo para Mogi Guaçu, sem deixar de lembrar que tudo começou em torno de Rio Mogi Guaçu. “Os índios nativos que viveram aqui, iniciaram nossa tradição na cerâmica, os bandeirantes fizeram pouso a caminho de Minas Gerais e o primeiro vilarejo se deslocou alguns quilômetros rio abaixo, se fixando onde hoje é nosso centro histórico e comercial”, explicou.

“A intenção é demonstrar que cada guaçuano tem participação, presença e responsabilidade na construção da história da cidade. Alegorias e adereços vão dar ilustração ao tema central do desfile”, finalizou André Sastri. 

História
O primeiro nome da cidade foi Freguesia de Nossa Senhora da Conceição do Campo. Em 9 de abril de 1877 foi mudado para Mogi Guaçu (Grande Rio) porque o vilarejo apresentou um desenvolvimento maior com a cultura cafeeira e os trilhos da Companhia Mogiana de Estradas de Ferro. 

“Os trilhos abriram caminhos e trouxeram prosperidade. Hoje nos encontramos e podemos ter uma breve noção de como estes 145 anos transformaram a identidade de Mogi Guaçu. 


145 anos 
No domingo, 10 de abril, o Distrito de Martinho Prado Júnior sedia a 2ª Etapa da Copa MTB Outdoor de Ciclismo. Cerca de 400 ciclistas se inscreveram para participar da competição, que faz parte da programação das celebrações do aniversário de 145 anos de Mogi Guaçu. O início das provas será a partir das 8h, em frente ao centro esportivo Amauri Caveanha.  Durante o evento, haverá praça de alimentação e shows com as bandas Balaio Doido e Máfia dos Blues. 

Confira a agenda das celebrações do aniversário de Mogi Guaçu. 
Dia 9 – Desfile 9 de Abril 
Avenida Dos Trabalhadores, às 8h

Dia 9 –Estreia do Clube Atlético Guaçuano 
Local: Estádio Municipal Carlos Nelson Bueno (Furno) 

9h – Atlético Guaçuano x Sociedade Esportiva Itapirense (sub-15)

11h – Atlético Guaçuano x Sociedade Esportiva Itapirense (sub-17)

Jogos amistosos
13h30 – SEL/Formando Campeões x Clube de Campo Sylvamo (sub-09)

14h – SEL/Formando Campeões X Clube de Campo Sylvamo (sub-11)

15h – Jogo Master (com ex-atletas)

Dia 10- Banda Santa Terezinha
Local: Feira livre Parque Cidade Nova
Horário: 10h

Dia 10 -  2ª Etapa da Copa MTB Outdoor de Ciclismo
Local: Centro Esportivo Amaury Caveanha, localizado na Rua Júlio Fernandes, s/n – Distrito de Martinho Prado Júnior
Horário: 8h 

Dia 12 – Premiação do Concurso da Páscoa 
Local: Boulevard Shopping – Mogi Guaçu
Horário: 13h
Entrada Franca

Dia 12 – Desenvolvimento a Mulher que Coabita na Dança
Local: Teatro Tupec (Centro Cultural)
Horário: 17h30
Entrada: R$5,00 (Ingressos Mega Bilheteria www.megabilheteria.com)

Dia 13 – Encontro de Coros
Local: Teatro Tupec (Centro Cultural)
Horário: 19h30
Entrada Franca (Ingressos Mega Bilheteria www.megabilheteria.com)

Dia 26 – Terça de Palco Aberto: Paulinho do Cavaco
Local: Concha Acústica 
Horário: 20h
Entrada Franca

Dia 29 – Premiação Retratos da Nossa Terra
Local: Buriti Shopping – Mogi Guaçu
Horário: 16h
Entrada Franca