Secretaria de Bem-Estar e Defesa Animal aplica multa por animal solto em área urbana

Secretaria de Bem-Estar e Defesa Animal aplica multa por animal solto em área urbana

Visando a segurança da população e o cumprimento da legislação vigente, a Secretaria de Bem-Estar e Defesa Animal vai intensificar a fiscalização de animais soltos em vias públicas. A soltura de animais de grande porte em área urbana é proibida por lei e, por isso, os responsáveis serão identificados e autuados pelo município. A primeira multa foi emitida nesta quarta-feira, dia 2 de julho, pela Secretaria de Bem-Estar e Defesa Animal. 

A multa de 701 UFIMs (Unidades Fiscais do Município), o que equivale a R$ 3.455,93, foi emitida a um proprietário de uma vaca solta em via pública. O animal foi atropelado na noite de sábado, dia 28 de junho, na Avenida Mogi Mirim. Logo após o acidente, equipe da Secretaria de Bem-Estar esteve no local, assim como a Guarda Civil Municipal. O animal atropelado teve a pata dianteira quebrada e foi levado para abate sem crueldade.

“Essa é a primeira multa que emitimos para animais de grande porte solto em via pública, o que não é permitido. Vamos intensificar a fiscalização, porque os proprietários desses animais têm conhecimento da legislação e sabem o perigo que esses animais enfrentam nas ruas e o que isso pode ocasionar para motoristas e pedestres. A partir de agora, eles serão multados”, comentou o secretário de Bem-Estar, Claudinei da Silveira Rodrigues, o Nei. 

Foi dado um prazo para retirada total dos animais do sítio de onde eles fugiram. Cerca de 70 cabeças de gado, mais da metade deve ser retirada já essa semana. Por conta dos diversos casos observados no município, a Secretaria de Bem-Estar e Defesa Animal intensificou a fiscalização e todo animal de grande porte flagrado em via pública terá o responsável identificado e multado, conforme a legislação vigente. 

A Secretaria de Bem-Estar e Defesa Animal pode ser contactada pelo telefone (19) 3851.7660 para denúncias e, aos finais de semana e feriado, o contato é direto com a Guarda Civil Municipal pelo 153.