Equipes realizam abordagem social e limpeza sob nova ponte da Avenida dos Trabalhadores

Equipes realizam abordagem social e limpeza sob nova ponte da Avenida dos Trabalhadores

A Equipe de Segurança, Cidadania e Acolhimento (Esca) da Secretaria de Assistência Social (SAS) realizou na manhã desta terça-feira, 27 de janeiro, mais uma ação de abordagem social voltada para as pessoas em situação de rua e vulnerabilidade social. O trabalho ocorreu embaixo da nova ponte da Avenida dos Trabalhadores, ao lado da Ponte de Ferro, no Centro. 

A ação contou com a parceria das Secretarias de Segurança e de Serviços Municipais (SSM). Além da abordagem social, também foi executado o serviço de limpeza do local pelas equipes da Prefeitura, que frequentemente limpam o espaço. 

De acordo com o secretário de Assistência Social, Cássio Luciano dos Santos, apenas um indivíduo foi encontrado no local durante a ação. “A pessoa abordada era usuária de drogas, mas não se enquadrava como moradora em situação de rua. Ele recusou o atendimento oferecido e deixou o local logo após a conversa”, explicou.

Segundo ele, foi constatado que a área é utilizada com mais frequência por usuários de drogas do que por pessoas em situação de rua. “Percebemos que o local também é usado para a separação de materiais recicláveis destinados para a venda, enquanto o restante do lixo acaba sendo descartado ali mesmo”, falou.

Cássio Luciano destacou ainda que atualmente as ações da Esca e da Assistência Social são realizadas de forma integrada com o calendário da Secretaria de Serviços Municipais. “Essa organização garante mais eficiência ao trabalho. Recentemente, realizamos uma ação em frente à Praça da Secretaria da Educação e, agora, estamos priorizando novos pontos que passaram a ser utilizados por essa população”, concluiu.

Como ajudar
A Equipe de Segurança, Cidadania e Acolhimento (Esca) mantém um trabalho permanente de busca ativa junto à população em situação de rua nos principais pontos críticos de Mogi Guaçu. 

A população também pode contribuir com esse trabalho. Ao identificar pessoas em situação de rua, o munícipe pode acionar a equipe pelos telefones (19) 3841.9282 ou (19) 99776.9263.