ACOMPANHE A PREFEITURA NAS REDES SOCIAIS

Principal / Notícias

12/08/2019 16:11

MOGI GUAÇU ADERE AO NOVO CURRÍCULO PAULISTA

O Município de Mogi Guaçu aderiu ao novo currículo do Governo do Estado de São Paulo para as escolas públicas, denominado Currículo Paulista, homologado no dia 1º deste mês.

A nova plataforma foi elaborada pela Secretaria de Estado da Educação e a UNDIME (União dos Dirigentes Municipais de Educação) em consonância com a BNCC (Base Nacional Comum Curricular).

A proposta, aprovada por unanimidade pelo Conselho Estadual de Educação, no dia 19 de julho, foi concebida para as escolas estaduais e também para as escolas municipais dos municípios que aderirem.

Seu conteúdo norteia e garante as aprendizagens essenciais dos estudantes, respeitando as especificidades do território paulista, com orientações para guiar o processo de ensino, aprendizagem e práticas em sala de aula.

Em parceria com dirigentes da rede estadual, a Secretaria de Educação de Mogi Guaçu promoveu estudos da BNCC aos seus educadores e participou da construção do Currículo Paulista a partir de 2017. O próximo passo será implantar a nova plataforma nas escolas municipais.

São seis volumes formatados a partir do trabalho dos redatores que alinharam a BNCC, os currículos dos municípios e do Estado e as contribuições oriundas da consulta pública online e dos seminários regionais presenciais.

O volume 1 trata da Educação Infantil. Os outros cinco volumes abordam o Ensino Fundamental a partir dos seguintes temas e suas tecnologias: Linguagem, Matemática, Ciências da Natureza, Ciências Humanas e Ensino Religioso.

A cerimônia de homologação do Currículo Paulista foi realizada no Palácio dos Bandeirantes, com a participação do governador João Dória, do secretário estadual de Educação, Rossieli Soares, representantes da UNDIME e do CEE e dirigentes e equipes técnicas de ensino dos municípios.

O prefeito Walter Caveanha e a secretaria de Educação Célia Maria Mamede foram representados na solenidade pelas supervisoras da Educação Infantil e Fundamental, Renata Caveanha Bizigatto Dias e Eliana Leme Mamede de Lima.

No encerramento, o governador João Dória anunciou que serão destinados R$ 25 milhões para as ações de implementação do Currículo Paulista, como formação dos professores, materiais pedagógicos e avaliações aos municípios participantes.

Um dos instrumentos de avaliação é o SARESP (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo), do qual Mogi Guaçu, ao aderir ao Currículo Paulista, volta a fazer parte, agora, diferente de antes, sem custo para o Município.

IMAGEM: GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO