ACOMPANHE A PREFEITURA NAS REDES SOCIAIS

CONCERTO DE ROCK
  18/10/2013 21:00

APRESENTAÇÃO DA ORQUESTRA SINFÔNICA JOVEM DO INTERIOR ATRAI BOM PÚBLICO

Cerca de 400 pessoas, ocuparam a plateia do Teatro Tupec na noite de domingo, 13, para reviver, em duas horas, os primeiros 25 anos da história do rock, “contados” pela Orquestra Sinfônica Jovem do Interior no concerto “The Rock Symphony – Uma história social”, parte 1.

Com direção musical e regência do maestro Felipe dos Santos Alves e produção artística de Aldo Delfino, a OSJI levou o público a voltar aos tempos de Bill Haley & His Comets, com “Rock Around The Clock”, Chuck Berry, Fats Domino e Little Richard.

No momento seguinte, através de audiovisuais, antes de curtir “Jailhouse Rock”, de 1957, a plateia ficou sabendo que a ascensão de Elvis Presley ao posto de “Rei do Rock” foi “fruto de um minucioso esquema arquitetado pelo seu empresário coronel Tom Parker...”.

Próximo ato, o repertório apresentou uma síntese da saga dos Beatles com “Love me do”, “I Want To Hold Your Hand”, “Can’t Buy Me Love”, “A Hard Day’s Night” e a faixa-título daquele que é considerado o álbum de maior sucesso da banda inglesa, “Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band”, lançado em 1967.

Nesta primeira parte, “The Rock Symphony” lembrou ainda The Rolling Stones com “Satisfaction”, “passeou” pela crítica de Bob Dylan e as guitarras revolucionárias de Jimmy Hendrix e Eric Clapton, até chegar ao início da década de 1970 com o rock pesado de Deep Purple e Black Sabbath.

O prefeito Walter Caveanha, acompanhado da primeira-dama Maria Amélia Franco de Oliveira Caveanha, assim como os secretários de Cultura, Luiz Carlos Ferreira, e de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente, Márcio Antonio Ferreira, prestigiaram o concerto e ao final, cumprimentaram Felipe Alves pela iniciativa.

“The Rock Symphony” teve patrocínio das empresas Big Bom Supermercados, Endeka Chemicals, Mahle e Auto Postos Parque Cidade Nova, Stop Center e Capela, além do apoio da Prefeitura de Mogi Guaçu que cede o Teatro Tupec para concertos e espaço para os ensaios da OSJI no Centro Cultural.

A Associação Cultural Educacional Camerata, mantenedora da Orquestra Sinfônica Jovem do Interior, ainda não divulgou a data para a segunda parte de “The Rock Symphony”, mas já tem pelo menos quatro outros concertos agendados para este final de ano em Mogi Guaçu e cidades da região.

O primeiro deles será no dia 28 de novembro, em Espírito Santo do Pinhal. Os dois seguintes, nos dias 2 e 18 de dezembro, serão apresentados em Campinas, respectivamente na Faculdade Nazarena do Brasil e no Galleria Shopping.

O próximo concerto programado para Mogi Guaçu será o “Espetáculo de Natal”, em data e local a definir.

A OSJI é formada atualmente por 60 músicos e apresenta concertos regulares em diversas localidades, como concertos sinfônicos, temáticos, didáticos, populares e ensaio aberto.

Anualmente, a Camerata promove audições para recrutar novos talentos. Os aprovados recebem bolsas de estudos e participam das apresentações de toda a temporada.

Os programas e projetos da Associação são aprovados nas esferas federal, através da Lei Rouanet; estadual, pelo Pro-AC (Programa de Ação Cultural); e municipal, por meio do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente/FMDCA (Fundo Municipal de Defesa da Criança e do Adolescente), o que permite à instituição captar recursos junto às empresas em troca de incentivos fiscais.