/

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 
Previsão do Tempo
 
 
 
 
   
 
   
 
 
   
 
   
 
 
 
Principal / Autarquias
   
 
 

.: FUNDAÇÃO EDUCACIONAL GUAÇUANA - FEG  
     
Criação  
A Fundação Educacional Guaçuana foi criada em 1967 pela Lei Municipal n° 503 com autonomia administrativa e a finalidade de democratizar o acesso dos jovens de nosso município à educação de qualidade. Eis o que diz o artigo 1° da referida lei:

Fica criada a Fundação Educacional Guaçuana, entidade autônoma, de caráter técnico, científico e cultural, destinada a proporcionar à mocidade estudantil deste Município, instrução de diferentes níveis, economicamente acessível às classes mais modestas da população.
   
Estrutura  
São 32 salas, 1 laboratório de informática, espaço para prática de atividades físicas e outras dependências. Bem localizada, a FEG oferece fácil acesso e a necessária tranquilidade aos estudantes.

Com um corpo docente de 119 professores, esta tradicional escola possui atualmente 64 turmas nas quais estudam 1.919 alunos dentre os cursos Infantil, Fundamental, Médio, Magistério e Eja (fundamental e médio).

Reconhecida por sua excelência, a procura por vagas é sempre muito grande, por isso dentre os critérios de seleção, o principal é a condição social da família do aluno. Os dados de 2009 mostram que a maioria dos alunos que estudam na FEG pertence às classes b e c, atendendo deste modo à sua finalidade que é de dar oportunidade à população mais carente, em conformidade com o perfil socioeconômico de Mogi Guaçu. 
   
 
     
Hugo Panciera, 386 – Centro, Mogi Guaçu / SP
CEP 13.840-970 Caixa Postal 151
(19) 3861.1915 

   
Clique aqui para visitar o Website da Autarquia
      
     


.: HOSPITAL MUNICIPAL
  
     
Criação  
O Hospital Municipal de Mogi Guaçu Dr. Tabajara Ramos foi criado pela Lei n° 2.062 de 31 de dezembro de 1986. De natureza autárquica, com personalidade jurídica própria e autonomia administrativa, o Hospital Municipal tem a finalidade de prestar serviços médico-cirúrgicos e passou a entregar o serviço de pronto socorro do então chamado Departamento de Saúde de Mogi Guaçu.  
     
Estrutura  
O HM possui uma estrutura bastante diversificada, oferecendo à população atendimento em diversas especialidades, serviço de pronto socorro, além de realizar exames como: eletrocardiograma, raio-X, ultra-sonografia, mamografia e outros. Também são realizadas cirurgias de pequena a média complexidade e oferece o serviço de ambulância.

O HM possui 20 leitos (onco, clínico e cirúrgico) e no dia 26 de junho de 2009 inaugurou mais 26 leitos de primeira linha para atendimento clínico e cirúrgico, totalizando 46 leitos que atendem a população de Mogi Guaçu e região, evitando o deslocamento de pacientes para cidades mais distantes como Campinas e São Paulo. 
   
Estatística  
São 8.408 consultas médicas realizadas por mês, em média, nas seguintes especialidades: anestesiologia, cardiologia, gastroenterologia, hematologia, dermatologia, nefrologia, neurologia, oftalmologia, ortopedia, otorrinolaringologia, pneumologia, vascular, urologia e fonoaudiologia.

Dentre eletrocardiogramas, raios-X, ultra-sonografias, análises laboratoriais e outros, são realizados em média 16.303 exames.

O Pronto Socorro faz uma média de 11.363 atendimentos por mês e são realizados mais de 17 mil procedimentos tais como medicações, suturas, curativos, inalações etc.

Outro número que chama a atenção é o do Serviço de Nutrição Dietética. São 3.865 refeições todos os meses.

Estes dados referem-se à média mensal verificada entre janeiro de 2009 a maio de 2009. 
   
   
Av. Padre Jaime, 1.500 - Planalto Verde, Mogi Guaçu / SP
CEP 13.844-070
(19) 3891.9444

  
     
     
.: PROGUAÇU  
     
Criação  
A criação da Proguaçu - Empresa Municipal de Desenvolvimento e Habitação - foi autorizada por meio de lei em dezembro de 1986. A autarquia tem como finalidade executar a política habitacional do Município de acordo com os planos e programas do Governo Municipal, visando contribuir com a diminuição do déficit de habitação populares, além de ser responsável pelo gerenciamento e pelas operações imobiliárias próprias, inclusive dos Distritos Industriais. 
   
Atuação  
A Proguaçu possui sua Fábrica de artefatos de cimento, sendo responsável pela fabricação e comercialização de diversos produtos como tubo de concreto, bloquetes, guia de jardim e sargeta, piso calçada, banco com encosto, entre outros.

São mais de 20 anos de experiência no mercado, prestando serviços de construção civil e execução de obras para a administração direta ou indireta, fabricando produtos de ótima qualidade.
  
     
Escritório: Rua Dorival Bueno, 110 - Morro do Ouro, Mogi Guaçu / SP
(19) 3861-6464 / 3841-3634 / 3831-5350 / 3861-1015 / 3841-4900
proguacu-contato@mogiguacu.sp.gov.br
Fábrica: Rua Oscar Martini, s/n - Distrito Industrial II Rodovia SP-340 - km 172 B
(19) 3841-4977

  
     
     
.: SERVIÇO AUTÔNOMO MUNICIPAL DE ÁGUA E ESGOTO - SAMAE  
     
Criação  
O SAMAE de Mogi Guaçu, Serviço Autônomo de Água e Esgoto, é uma Autarquia Municipal, criada pela Lei Municipal n° 1.001 de 29 de agosto de 1973, possuindo personalidade jurídica própria, autonomia administrativa e financeira.  
     
Finalidade  
Sua finalidade consiste em estudar, projetar e executar, diretamente ou mediante contrato com organizações especializadas em Engenharia Sanitária, as obras relativas à construção ou remodelação dos sistemas públicos de abastecimento de água potável e de esgotos sanitários, bem como administrar, operar, manter, conservar e explorar diretamente os serviços de água e esgoto sanitários, lançar, fiscalizar e arrecadar as tarifas dos serviços de água e esgoto. Também tem a função de órgão coordenador e fiscalizador entre o Município e os órgãos federais ou estatais para estudos, projetos e obras de construção, ampliação ou remodelação dos serviços públicos de abastecimento de água potável e de coleta de esgotos sanitários. Exercer quaisquer outras atividades relacionadas com sistemas públicos de abastecimento de água e coleta de esgotos, compatíveis com as leis gerais e especiais e defender os cursos de água do Município contra a poluição.  
     
Histórico  
Para se contar a história do SAMAE, é preciso primeiramente fazer uma retrospectiva no tempo, retratando como funcionava o saneamento básico da cidade. Até 1966 a água era captada de uma nascente na chácara Bela Vista (Jardim Hermínio Bueno) e bombeada para um reservatório localizado na Vila São João, (onde atualmente funciona a E.T.A - Estação de Tratamento de Água); do reservatório, a água era distribuída (SEM TRATAMENTO) as proximidades do cemitério da cidade (Praça da Bíblia). Em 1967, na administração do Prefeito Municipal, Sr. Antônio Giovani Lanzi, elaborou-se um projeto para se criar o Departamento de Água e Esgoto, estimando o crescimento da cidade por 20 anos, visando atender toda a população, tendo como finalidade tratar a água do Município. Em 1973, foi criado o SAMAE.  
     
Qualidade da Água  
A água consumida pela população é captada do rio Mogi Guaçu, tratada na Estação de Tratamento de Água (E.T.A.), armazenada e distribuída, tornando-a própria para o consumo conforme padrões nacionais e internacionais de qualidade. Aproximadamente 99% do esgoto resultante é coletado e cerca de 60% é tratado na Estação de Tratamento de Esgoto (E.T.E.) antes de ser lançado no rio. Novos projetos em fase de estudo e de obras objetivam ampliar o percentual do esgoto tratado, contribuindo assim para a melhoria da qualidade da água do Rio Mogi Guaçu. Todo o processo do tratamento de água é acompanhado por análises físico-químicas de pH, turbidez, flúor, cloro, sabor, odor e bacteriológica, realizados - conforme o tipo - de hora em hora, diária, mensal, trimestral e semestralmente. As amostras para análise são recolhidas da água in natura, da água tratada na E.T.A., bem como da rede de distribuição e são efetuadas conforme determinado na Portaria nº 518/2004 do Ministério da Saúde e as estabelecidas por Laboratório da E.T.A. Os mesmos controles são efetuados nas Estações de Tratamento de Esgoto com suas análises e frequências específicas.  
     
   
     
Rua Paula Bueno, 240 - Centro, Mogi Guaçu / SP
(19) 3831.9888 / 0800.102028

 Clique aqui para visitar o Website da Autarquia